Notícias

Presidente da ANPR participa da abertura do Simpósio Internacional de Direito do Patrimônio Cultural e Natural

Presidente da ANPR participa da abertura do Simpósio Internacional de Direito do Patrimônio Cultural e Natural

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou, nesta quarta-feira (15), da abertura do “Simpósio Internacional de Direito do Patrimônio Cultural e Natural – 50 anos da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural: os próximos 50 anos”. O evento ocorreu no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília (DF).

Cazetta destacou a importância de se aproximar o campo do patrimônio cultural e natural das discussões jurídicas. 

"Lutar para que reconheçamos a forma de ser e de estar no mundo do outro. Reconhecer isso, especialmente na defesa do patrimônio cultural, é algo que nos desafia, desafia nossas próprias verdades, nossos próprios conhecimentos. Reconhecer, por exemplo, a importância de tantas formas de se portar e de ver o mundo, nesse Brasil tão diverso, composto por tantas formas de cultura". 

O presidente da ANPR destacou, ainda, os desafios no dia-a-dia. 

"O direito traz uma bagagem do passado que não, necessariamente, é uma bagagem positiva. E nós precisamos romper com essa bagagem preconceituosa que, muitas vezes, somos levados a reafirmar. Momentos como este nos permitem a possibilidade de nos abrirmos para o novo que, curiosamente, é o passado que nos legou construções patrimoniais e culturais que dizem muito sobre nós mesmos". 

O evento, que tem o apoio da ANPR, é iniciativa do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ) e ocorre até sexta-feira (17).

Assista a abertura na íntegra: 

logo-anpr