O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, participou, nesta quarta-feira (18), do projeto Diálogos com o Supremo, realizado na sala de sessões da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
O evento foi conduzido pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.
Também participaram, o professor alemão Armin von Bogdandy, que ministrou a palestra “O Renascimento do Republicanismo”, e o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Fernando Quadros da Silva.
Ainda durante o evento, o presidente da ANPR acompanhou a assinatura de memorandos de entendimento entre o STF, o CNJ e o Max Planck Institute. O objetivo é a elaboração e o lançamento dos “Cadernos de Jurisprudência do STF: Concretizando Direitos Humanos”. A iniciativa é parte do Pacto Nacional do Judiciário pelos Direitos Humanos e busca fomentar o diálogo, a troca de experiências institucionais e o desenvolvimento de pesquisas acadêmico-científicas para o aperfeiçoamento do sistema de justiça.
"É sempre importante essa junção entre o olhar da academia e o olhar do pragmático, aquele que está trabalhando no dia a dia. Ambos buscando a defesa do Estado de Direito, da Democracia e a construção de uma sociedade mais justa. Nesse sentido, eventos como este e o acordo assinado trazem uma boa sinalização para o funcionamento das instituições", destacou o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.