Foram abertos na noite de ontem, 6, o XXI Congresso Nacional do Ministério Público e a 5º Conferência Regional da IAP para a América Latina. Promovidos em conjunto, os eventos estão reunindo centenas de membros do MP no Rio de Janeiro (RJ), onde são debatidos assuntos relevantes para a sociedade e o fortalecimento da instituição.
Durante a cerimônia foi anunciada a criação da Associação Latino Americana dos Ministérios Públicos. O presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, compôs a mesa de honra da solenidade. “Mais do que um momento de congraçamento de todo o MP brasileiro, ambos eventos proporcionam debates técnicos, políticos e associativos, bem como uma oportunidade para ampliar o diálogo e o intercâmbio de ideias”, afirmou.
O tema do Congresso Nacional do MP deste ano é “Os desafios e oportunidades do Ministério Público brasileiro na era digital”. Na programação, estão palestras sobre assuntos, como: corrupção, lavagem de capitais, delação premiada, investigações na era digital e direitos difusos e coletivos.
Já a Conferência Internacional visa o aperfeiçoamento dos Ministérios Públicos e dos sistemas de Justiça. As quatro primeiras edições do evento aconteceram em Santiago (Chile), Isla Margarita (Venezuela), Buenos Aires (Argentina) e Fortaleza (Brasil).
A programação dos dois eventos se estende até sexta-feira, 9.
Mais informações estão disponíveis na página: www.congressomp2015.com.br.