Notícias

Procurador lança livro que traça paralelo entre corrupção e desigualdade

Procurador da República lança livro que traça paralelo entre corrupção e desigualdade

O procurador da República, ex-professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Direito Constitucional (UFF) e especialista em Direito Constitucional pela Universidade de Pisa, Leandro Mitidieri, acaba de lançar o livro "Corrupção e desigualdade - combate à corrupção efetivo, republicano e democrático como redutor da desigualdade social". Além da obra, o autor lançou também minidocumentário, homônimo, disponível no YouTube. 

"É muito comum a abordagem do tema da corrupção sob um viés moralista, de honestos e desonestos. Ou com um viés econômico, dos prejuízos que a corrupção causa a um país. Mas talvez uma outra abordagem mereça atenção, a que relaciona a corrupção a uma das maiores mazelas do país, a desigualdade", explica o autor. 

Cultura, lei, relação de custo e benefício da prática de corrupção e experimentos de psicologia da desonestidade - são várias as vertentes abordadas no livro. Mas, fundamentalmente, a obra explora a tese de que a corrupção é concentradora de renda, minando as defesas do Estado e neutralizando seu poder de gerar distribuição de riqueza e justiça social. Dessa maneira, a partir de estudos e experiências práticas, Mitidieri analisa o fenômeno da corrupção e sua relação com a desigualdade. 

A corrupção é, portanto, na visão do autor, um dos fatores causadores da desigualdade social. Mais além, a desigualdade social é um dos fatores que favorecem a corrupção. Não é qualquer combate à corrupção que cumpre esse papel de redutor da desigualdade social, mas sim o enfrentamento à corrupção efetivo, republicano e democrático.

 

"CORRUPÇÃO E DESIGUALDADE - combate à corrupção efetivo, republicano e democrático como redutor da desigualdade social"
Autor: Leandro Mitidieri Figueiredo
ISBN: 9788593741821
Edição: 1ª Edição, 2020
Páginas: 310
Formato: 16x23, Brochura
Clique aqui para comprar  

 

logo-anpr