O procurador da República Rodolfo Lopes está lançando o livro "A prova pessoal na era das novas tecnologias: produção e valoração", pela Editora Thoth. A publicação tem como finalidade buscar respostas adequadas às inquietações resultantes da introdução de novas tecnologias no processo.
O livro parte da constatação de que presença física foi ressignificada como pressuposto para realizar-se a comunicação, circunstância que tem provocado intensas repercussões no âmbito do Direito e, em especial, no âmbito do processo. Tendo isso em conta, a obra discute aspectos relevantes a respeito da realização das audiências telepresenciais, a partir da análise da legislação, da doutrina e da jurisprudência nacional e internacional.
São destacados, entre outros, os seguintes temas: o surgimento de uma nova oralidade; as repercussões processuais da desmaterialização da sede do juízo; a ressignificação do direito de presença; a afetação de direitos fundamentais processuais durante a produção da prova e o grau de incidência de vieses cognitivos em sua valoração.
O livro consiste na versão comercial da dissertação defendida pelo autor, em junho deste ano, no Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito do Recife.
Sobre o autor
Rodolfo Lopes é graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período cursado na Universidade de Hamburgo, na Alemanha. É mestre em Direito pela UFPE, aprovado com distinção. É especialista em Direito Aplicado ao Ministério Público Federal pela Escola Superior do Ministério Público da União, aprovado com distinção.
Atualmente, ele é procurador da República em Pernambuco. Rodolfo Lopes também já exerceu as funções de Procurador Regional dos Direitos do Cidadão (2017-2018), Procurador Regional Eleitoral substituto (2019-2020) e Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Estado do Amapá (2017-2019).
A prova pessoal na era das novas tecnologias: produção e valoração
Editora Thoth
260 páginas
1ª edição
Ano 2022
Compre o livro aqui.