Notícias

Procurador Jorge Medeiros será homenageado com livro e evento da Associação Mulheres Coralinas

Procurador Jorge Medeiros será homenageado com livro e evento da Associação Mulheres Coralinas

Neste sábado (16), a sede da Associação Mulheres Coralinas, na Cidade de Goiás (GO), reunirá familiares e amigos para homenagear o procurador da República Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros, que morreu há oito meses. O momento será destinado a uma série de atividades para celebrar a trajetória do integrante do Ministério Público Federal (MPF), que completaria 40 anos em 23 de abril deste ano.

Na ocasião, será lançado e distribuído um livreto que reúne depoimentos de pessoas que de alguma forma conviveram com Jorge Medeiros. O material é uma forma de manter viva a história do procurador, especialmente junto aos que não tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Um dos que registram na publicação as lembranças do colega e amigo é o diretor da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Julio Araujo.

“Jorge era um grande. Um procurador da República que não tinha a pressa dos mais afoitos nem a letargia dos mais acomodados. Ele sabia onde estava e para quê estava. Queria ajudar a transformar o país e via no Ministério Público Federal um caminho para atuar, interferir na realidade e enfrentar desigualdades”, diz um trecho do texto.

A atuação em defesa de direitos não se limitou ao trabalho no MPF. Na Associação Mulheres Coralinas, ele e a família se engajaram nos projetos de capacitação. Tanto que neste sábado serão entregues obras de melhorias realizadas com doações de familiares e amigos do procurador: calçadas e o Muro- Jardim, que fica bem na entrada da sede. Para homenageá-lo, a entidade colocará uma placa com o nome do procurador.

“Jorge dedicou sua vida à pauta dos direitos humanos. Mesmo antes de sua entrada no Ministério Público, sua preocupação com o tema já estava presente em seu contato com os movimentos sociais, sua pesquisa de mestrado e sua atuação como professor universitário. Nos últimos anos de vida, a questão da acessibilidade lhe foi um tema muito caro. Por isso, ver a calçada da associação construída e lançar a publicação com depoimentos de pessoas próximas ao ele, nos traz conforto e nos ajuda a atravessar o luto”, relembra a viúva do procurador, professora de Direito da Universidade Federal de Goiás, Adriana Andrade Miranda.

 

Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros
Natural do Rio de Janeiro, nasceu em 23 de abril de 1982. Graduou-se em Direito, pela Universidade de Brasília (2005). Tornou-se Mestre em Direito pela mesma instituição (2007). Integrou o corpo docente da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás (2009 e 2013). No Ministério Público Federal, atuou em Manaus (AM) e em Rio Verde (GO). Ele ajudou a criar o “MPF em Movimento”, iniciativa voltada a estabelecer um debate entre a instituição, a comunidades e os movimentos sociais.

Jorge Luiz Ribeiro de Medeiros faleceu em 25 de agosto do ano passado, vítima de glioblastoma (tipo de câncer cerebral). Neste ano faria 40 anos de idade.

 

Clique aqui para baixar o livro.  

 

 

 

logo-anpr