O procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira está lançando o livro “Berkut”, pela Editora BesouroBox. A obra é composta por 30 contos com variados temas, histórias em que o autor explora distopias e cotidiano, crítica social e futurologia, entre contos de costumes, com cunho político ou puramente afetivos.
O lançamento de “Berkut” será na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro com Rodrigo Valdez será no dia 4 de novembro, a partir das 18h, na Praça de Autógrafos Gerdau.
“A escrita para mim é para me divertir, mas também uma motivação para ler e estudar cada vez mais”, declarou o procurador. Embasado nos conhecimentos adquiridos, ele cria realidades imaginárias que se assemelham a testemunhos atuais.
Quem assina a orelha do livro é o professor e escritor Alcy Cheuiche. Na apresentação, ele ressalta a “imaginação poderosa, capaz de nos convencer da veracidade de situações criadas” de Rodrigo Valdez e destaca que o autor sempre deixa espaço para a imaginação do leitor em suas histórias. “Dou minha palavra, foi escrito por um escritor verdadeiro, um contista que sabe contar”, diz Alcy.
Rodrigo Valdez conta que, em 2019, começou a frequentar a oficina de literatura ministrada por Alcy Cheuiche, curso em que os alunos tinham aulas teóricas e de produção de contos. Ao final das aulas, foi publicado um livro em coautoria “A arte da palavra 2019”, que contém três contos do procurador. “Berkut” é o primeiro livro de ficção com autoria somente de Rodrigo Valdez. “O processo de escrita desse livro começou em 2019 e se desenvolveu em todo o ano de 2020 e 2021 e em 2022 passou por revisões”, relatou.
Confira um trecho do primeiro conto, que dá nome ao livro:
“Tenho quarenta e cinco anos, e os últimos dez vivi na plataforma de petróleo Berkut. Ela mede o equivalente a cinquenta andares, boa parte deles debaixo d’água, possuindo uma área igual a dois campos de futebol. Esta foi a primeira plataforma a ser transformada em lar perpétuo para migrantes indesejados, após a Assembleia das Nações Unidas decidir pela solução Johnson, sugerida pelo primeiro-ministro britânico, no sentido de armazenar os migrantes em navios de carga, porta-aviões e plataformas petrolíferas desativadas. A outra hipótese, defendida por boa parte das nações da ONU, dominada por governos ultrafascistas, era autorizar o extermínio dos invasores” (...)
Sobre o autor
Rodrigo Valdez nasceu em 1971, em Porto Alegre. É casado com a Ana Paula e pai do Tomás e do Pedro. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é procurador da República no estado desde 1998. Há quatro anos estuda nas oficinas literárias do escritor Alcy Cheuiche.
Berkut
Editora BesouroBox
120 páginas
1ª edição
2022