Notícias

Procurador regional lança livro sobre reconhecimento constitucional da cultura indígena

Procurador regional lança livro sobre reconhecimento constitucional da cultura indígena

Em um contexto próximo ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, o procurador regional da República Marcelo Veiga Beckhausen lança o livro “O reconhecimento constitucional da cultura indígena”, pela Editora Fi.

Ao longo da obra, o autor analisa o problema da tutela, reconhecendo a representatividade no plano da normatividade constitucional. Dessa forma, o procurador pontua questões como a ausência de representatividade política indígena e a necessidade de demarcação territorial.

“A ideia do livro surge logo no início da minha carreira, quando começo a trabalhar em Santo Ângelo, onde meu campo de atuação abrangia áreas indígenas Kaingang, especialmente Guarita e Inhacorá, e uma reivindicação dos povos Guarani para retomada de diversas áreas naquela região. Assim, comecei a tomar conhecimento sobre o assunto, me interessei e enfrentei a matéria do ponto de vista acadêmico, realizando uma análise hermenêutica”, explicou o procurador.

Depois de duas décadas, o Marcelo Veiga Beckhausen transformou em livro sua dissertação de mestrado, concluído em 2000, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). O trabalho foi orientado pelo professor Anderson Cavalcanti Lobato. A adaptação para o novo formato inclui dúvidas e incertezas do autor e aborda também assuntos mais atuais.

“O reconhecimento constitucional da cultura indígena”, debate o artigo 231 da Constituição, observando o “inusitado” marco temporal e a criação jurisprudencial no famoso caso Raposa Serra do Sol.

Sobre o autor

Desde 1992, Marcelo Veiga Beckhausen é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Ele é mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde leciona Direito Constitucional e Ciência Política há 20 anos. Atualmente, é doutorando pela mesma instituição, o tema escolhido para a tese é “O Ministério Público sob uma perspectiva sistêmica”.

Marcelo Beckhausen é membro do Ministério Público Federal desde 1996, ocupando agora o cargo de procurador regional da República. Ele atua na área dos direitos humanos com especialização em minorias étnicas, comunidades indígenas e populações tradicionais.

 

O reconhecimento constitucional da cultura indígena
Editora: Fi
212 páginas
1ª edição
Ano 2022
Acesse o ebook ou compre a versão impressa aqui.

logo-anpr