Foi lançado, nesta terça-feira (30), em celebração ao Dia Nacional da Mulher, o podcast “Cria Mulher! Cultura e Protagonismo”. Inspirado no livro “Mulheres, Direito e Protagonismo Cultural”, o programa conta com pesquisa e curadoria da desembargadora federal Inês Virgínia Soares e da professora do Insper Júlia Barreto e é apresentado e mediado por Vívian Barbour, advogada e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Em 14 episódios, o programa traz mais de 30 convidadas, entre elas, a Subprocuradora-geral da República aposentada Sandra Cureau e as Procuradoras Regionais da República Lívia Tinôco e Sandra Kishi. O podcast está disponível no Spotify e na plataforma da Secretaria de Cultura de São Paulo.
A Subprocuradora-geral da República aposentada Sandra Cureau participou do episódio "Museus e mulheres", que discute memória, museologia e o papel das mulheres nesses campos. O episódio "Entre partos e mangabas: os patrimônios vivos do feminino" contou com a participação da Procuradora Regional da República Lívia Tinôco, que falou sobre o protagonismo cultural e os desafios das catadoras de mangaba em Sergipe. Já a Procuradora Regional da República Sandra Kishi participou do episódio "O nado sincronizado das feiticeiras", que explora temas como medicina empírica, direito penal, valor cultural da água e saberes ancestrais.
O podcast contou, ainda, com a participação da jurista Flavia Piovesan, que foi vice-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da artista Preta Ferreira, da advogada Cecilia Melo, das desembargadoras federias Therezinha Cazerta e Consuelo Yoshida, de Cecilia Rabelo, presidente do IBDCult – Instituto Brasileiro de Direito Cultural, da jurista e professora da UFPR Melina Fachin, da antropóloga e professora da UFPE Elaine Muller e Dona Prazeres, parteira e idealizadora do Museu das Parteiras.