Notícias

Procuradorias da República ganham espaço que une justiça, história e arte

Procuradorias da República ganham espaço que une justiça, história e arte

A Procuradoria da República em Pernambuco (PRPE) conta agora com um Memorial. A diretora de Assuntos Jurídicos da Associação Nacional dos Procuradores da República, Renata Muniz, representou a entidade na cerimônia de inauguração, nessa terça-feira (7), na sede da unidade do Ministério Público Federal (MPF), localizada em Recife (PE).

“Este espaço é de grande importância, pois homenageia aqueles que contribuíram e continuam contribuindo para a construção da história do Ministério Público Federal em Pernambuco. Ao visitar o Memorial, o cidadão poderá contemplar registros de importantes marcos da atuação da PR/PE, conhecer melhor o papel do MPF, e consequentemente, sentir-se mais próximo da instituição” ressalta a diretora.

Uma estrutura virtual reproduz a galeria de todos os procuradores-chefes da unidade. Por um totem, é possível acessar momentos da história do MPF em Pernambuco e painéis com destaques da atuação dos procuradores da República, além de mosaico de fotos dos membros da PRPE.

A ideia é atualizar, periodicamente, o conteúdo virtual com novos casos de destaque, imagens e outras informações relevantes para a sociedade.

Justiça de Transição: temática em exposição no RJ

"Justiça de Transição Não é Transação: a Brutalidade e o Jardim" é o nome da mostra a ser visitada no Memorial recém-inaugurado na Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PRRJ).

O acervo traz bras de artistas renomados como Cildo Meirelles e Ciro Fernandes, além de depoimentos de procuradores que trabalharam no Grupo de Trabalho Justiça de Transição do Ministério Público Federal (MPF).

Um dos destaques é o trabalho da artista Panmela Castro, que ao escrever a frase “Eu sobrevivi", em cacos de espelhos, rememora a experiência de Inês Etienne Romeu, a única sobrevivente da Casa da Morte em Petrópolis (RJ) durante a Ditadura Militar.

“Penso como um centro de produção de conhecimento e de saberes, ir além, não ser apenas um exercício laudatório das nossas atividades. Mostrar nossa atuação sobre uma nova linguagem, uma nova estética”, enfatizou a curadora da exposição e procuradora da República Fabiana Schneider.

Serviço:
Memorial da PRPE
Endereço: Av Agamenon Magalhães,1800, Espinheiro
Informações: (81) 2125-7300

Memorial da PRRJ
Exposição: "Justiça de Transição Não é Transação"
Endereço: Avenida Nilo Peçanha, 31 – 6º andar/ Centro
Informações: (21) 3971-9300
Agendamento de visitas de grupos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

logo-anpr