O Projeto Identidade firmou nesta terça (6) parceria que permitirá acesso gratuito de alunos às turmas de cursos específicos oferecidos pelo CP Iuris para ingresso no Ministério Público Federal (MPF). Terão acesso liberado os alunos que cumprirem os requisitos de assiduidade e participação no programa, além de presença mínima obrigatória nos encontros de cidadania promovidos pela Educafro dentro do Identidade.
A parceria fortalece os trabalhos do projeto, que é realizado a partir da contribuição de procuradores da República de todo o país, que se voluntariaram para apresentar aulas sobre os pontos do edital do concurso do Ministério Público Federal (MPF).
O CP Iuris é um curso voltado para o ensino e a preparação dos candidatos aos concursos públicos mais difíceis do país, passando por todas as etapas dos certames. O objetivo é ensinar conteúdo jurídico, além de técnicas de aprendizagem e de programar, direcionar e acompanhar o estudo do aluno, fornecendo instruções necessárias para o melhor aproveitamento dos conhecimentos adquiridos. No caso da parceria com o Projeto Identidade, será liberado acesso exclusivamente aos cursos para ingresso no MPF.
"O Projeto Identidade é uma ideia construída a muitas mãos, de maneira voluntária, com membros do MPF e parceiros que acreditam na proposta de um Ministério Público Federal mais plural e inclusivo. A parceria com a CP Iuris preencherá algumas lacunas e garantirá ainda mais qualidade ao projeto”, afirmou Julio Araujo, diretor da ANPR.
O Projeto
O projeto Identidade é fruto de parceria entre a Fundação Pedro Jorge, a Associação Nacional dos Procuradores da República e a Educafro, com o intuito de promover maior diversidade racial nos quadros do Ministério Público Federal. A primeira turma tem 100 bacharéis em direito pretos e pretas, em fase de preparação para o concurso de ingresso na carreira do Ministério Público Federal.
Por meio de uma plataforma única, voluntários disponibilizam aulas relacionadas a temas cobrados no programa do concurso. O programa também disponibiliza voluntários para auxílio no planejamento de estudos e para responder dúvidas sobre a carreira, as matérias do concurso e formas de estudo.