Notícias

PRR1 presta homenagem póstuma à Márcia Noll Barboza

PRR1 presta homenagem póstuma à Márcia Noll Barboza

A Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) realizará, no próximo dia 2, a solenidade de inauguração do Espaço Márcia Noll Barboza, procuradora regional da República, que faleceu em outubro de 2023. O evento será às 19h, na sede da unidade, em Brasília (DF).

“O fortalecimento de uma instituição se faz, também, pela preservação da nossa memória e a homenagem da PRR1 para nossa querida Márcia é um exemplo eloquente da sua presença entre nós”, ressaltou o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta.

A homenagem ocorre no local que foi a última lotação de Márcia Noll. A unidade passa por uma reorganização de gabinetes e contará com uma antessala, que relembrará o ambiente que ela organizou com carinho e dedicação.

“A Marcinha tinha um gabinete diferente. Ela projetou os móveis com um profissional, tinha uma decoração linda, que ela escolheu. Tivemos, então, a ideia de transferir esse gabinete e eternizá-lo neste local que receberá o nome de “Espaço Márcia Noll Barboza”, explicou a procuradora-chefe regional adjunta da PRR1, Ana Paula Mantovani Siqueira, idealizadora da homenagem.

O evento é restrito a convidados. Entre eles, os familiares da procuradora Márcia Noll Barboza, autoridades do Ministério Público Federal, além de membros e servidores da PRR1.

“É uma forma de a memória do Ministério Público respeitar uma colega que foi fundamental para o seu espírito, na sua forma de trabalhar, na sua forma de conviver, a todos do Ministério Público Federal e, principalmente, à PRR1”, comentou o procurador-chefe da PRR”, José Robalinho.

Perfil

Márcia Noll ingressou na carreira em 1997. Desenvolveu particular interesse no combate à fraude, à criminalidade complexa e à corrupção, bem como em promover a modernização do setor civil. 

De 2011 a 2015, colaborou com o Sistema ONU como Consultora em áreas como Direito Administrativo, má conduta de funcionários e reformas de modernização, incluindo mecanismos e reformas interagências (Sistema ONU). Atuou na Procuradoria da República no Município de Santa Maria, na Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS) e na Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3). 

Na PRR1, onde chegou em 2017, foi coordenadora do Núcleo Criminal e da Central de Acordos.

logo-anpr