Notícias

PRR4 recebe exposição Somos Nós - Mulheres em Nuances até 27 de março

PRR4 recebe exposição Somos Nós - Mulheres em Nuances até 27 de março

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), em Porto Alegre, sedia, até 27 de março, a exposição Somos Nós - Mulheres em Nuances. Promovida pela Comissão Pró-equidade de Gênero e Raça da PRR4, com o apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Associação dos Servidores do MPF, a mostra reúne 36 fotografias de estagiárias, prestadoras de serviço, procuradoras e servidoras da PRR4 e da Procuradoria da República do Rio Grande do Sul, revelando algo da diversidade das formas de sentir, pensar e ser mulher. O evento integra o calendário de ações interinstitucionais para março, o mês da mulher, no qual figuram iniciativas de outras instituições integrantes da Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, criada em dezembro de 2019.

A abertura foi realizada na segunda (9) pela coordenadora da Comissão Pró-Equidade, Carmem Elisa Hessel, que apontou as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher como oportunidade para a reflexão sobre as muitas dimensões da diversidade e do próprio conceito de equidade. “Não se trata de uma definição fechada, mas de ver a equidade em um campo aberto de relações que se produzem cotidianamente, e cujo reconhecimento adquire existência nos espaços de pertencimento coletivo. Ao singular de cada relação, se adiciona a capacidade de tornar o individual algo significativo para um grupo ou coletividade. Esse cenário compõe a formação de equidade em uma sociedade plural”, afirmou a procuradora regional.

Já o autor das fotos, o servidor Edgar Aristimunho, alertou: “Prestem atenção no olhar dessas mulheres: ali está a essência de tudo”. Ele também destacou a construção coletiva que resultou nas 36 imagens, em que as fotografadas “se sentem mais poderosas, decididas de sua condição feminina, de seu valor, de seu lugar”.

Também falou, em nome do coletivo de mulheres da Regional Somos Nós, a servidora aposentada Marli Hofstatter. “É muito bom fazer parte das atividades da procuradoria, mesmo depois de aposentada, por meio do Somos Nós”, disse. Ela participa, ao lado de outras colegas aposentadas e na ativa, da roda de conversa que, ao longo de 2019, reuniu estagiárias e servidoras para debater questões inerentes aos desafios que as mulheres enfrentam no dia a dia. Finalizando a abertura, Marli leu um poema de sua autoria, No espelho.

A exposição pode ser visitada até 27 de março, entre 12h e 18h, no foyer da PRR4.

* Reportagem da PRR4

 

logo-anpr