Nesta segunda-feira, 8, o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, participou do seminário “Inovação em segurança pública: uma polícia eficaz como ferramenta de valorização da cidadania”, promovido pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Entre outros temas, os debates abordaram questões como o ciclo completo, o ingresso único, a autonomia das perícias e a modernização do modelo de investigação do Brasil.
“Foi mais um passo na luta conjunta da ANPR com as entidades policiais por mais eficiência”, avaliou Robalinho, ao ressaltar que desde o ano passado a Associação vem trabalhando com as entidades de classe das polícias para encontrar soluções consensuais. Ele defendeu alterações no modelo de investigação para tornar o inquérito policial mais técnico e afirmou que o ciclo completo é um dos eixos fundamentais para a modernização da persecução penal.
Também teve destaque a discussão em torno de acordos celebrados entre o Ministério Público e a Polícia Rodoviária Federal para lavrar Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Robalinho lembrou que a prática que já foi adotada em cerca de 17 estados e tem a chancela do Conselho Nacional do Ministério Público, por unanimidade, desde setembro de 2014.
O seminário contou com a presença de lideranças policiais e políticas. Participaram do evento os deputados federais Alice Portugal (PCdoB-BA) e Subtenente Gonzaga (PDT-MG), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) e representantes da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB).