O presidente da ANPR, Alexandre Camanho, recebeu representantes das entidades de classe das polícias nesta segunda-feira, 13. O intuito foi o de dar continuidade às discussões em torno de propostas legislativas que podem aprimorar a segurança pública.
No encontro, Camanho confirmou que a ANPR estará presente, no próximo mês, no Seminário Internacional de Segurança Pública, organizado pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG). O evento tem como objetivo apresentar a “Polícia de Ciclo Completo”. O modelo é defendido na PEC 431, de autoria do parlamentar, e já foi adotado em países da América Latina como: Chile, Colômbia e Portugal, alcançando elevados graus de eficiência no controle da violência e da criminalidade.
O Ciclo Completo é uma das prioridades do grupo que vem se reunindo semanalmente para tratar de melhorias legislativas na segurança pública. Outros três eixos temáticos têm sido debatidos nos encontros: desmilitarização facultativa, ingresso único e autonomia das perícias.
Participaram da reunião o vice-presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti, e os representantes da Associação Nacional dos Praças (ANASPRA), Heder M. Oliveira; da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), Bruno Telles; da Associação Brasiliense dos Peritos Criminais, Juliano Gomes; e da Associação dos Oficiais da PMDF (ASOF), Renato Guimarães.