Notícias

Sergipe terá mais recursos para testagem da Covid-19

A 3ª Vara do Trabalho de Aracaju homologou termo de compromisso de destinação de recursos celebrado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). O dinheiro será aplicado na aquisição de testagem da população sergipana.

Serão adquiridos 7,5 mil testes. A prioridade é o atendimento de profissionais envolvidos na área da saúde, garis, motoboys, policiais, bancários, caminhoneiros e caixas de supermercados, considerados essenciais neste momento de isolamento social. O resultado desses testes servirá de ajuda para as autoridades locais terem uma dimensão mais aproximada da atual situação no estado.

Para a homologação, a Justiça do Trabalho levou em consideração os detalhamentos dados por pesquisadores da UFS por meio de audiência judicial realizada por videoconferência. O objeto do projeto de testagem da população é a realização de testes rápidos de IgG e IgM no modelo de drive-thru, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde.

A OMS considera a testagem em massa requisito fundamental para a reabertura de segmentos econômicos, como lojas, shoppings, restaurantes, entre outros. A equipe da UFS é composta pelos professores doutores da Universidade Federal de Sergipe Lysandro Pinto Borges (coordenador), Daniela Raguer, Makson Gleydson Brito de Oliveira, José Melquíades de Rezende Neto, Tiago da Silva Mendes, Hyder Aragão e Kleber Fernandes de Oliveira.

* Com informações do Ministério Público Federal (MPF)

logo-anpr