Em 10, 11 e 12 de agosto, próximas segunda, terça e quarta-feiras, a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) agendou três lives para tratar de corrupção. Por ser um tema bastante amplo e com muitas vertentes, a ANPR optou por tratá-lo em diferentes eventos virtuais. Haverá sorteio do livro Corrupção: Aspectos sociológicos, criminológicos e jurídicos, da Editora Juspodvm para quem participar das atividades.
Para falar sobre a corrupção no cenário internacional, assunto do dia 12, o procurador da República, professor e mediador da live, Vladimir Aras, recebe o procurador e doutor em processo penal Andrey Borges de Mendonça e a diretora do Programa de Estado de Direito para a América Latina da Fundação Konrad Adenauer, Marie Christine Fuchs, autora de diversas publicações sobre direito internacional público e direito internacional de direitos humanos.
No primeiro, intitulado "ANPR Debate: A sociedade no enfrentamento à corrupção", a ideia foi contextualizar o crescente ambiente de combate e como as pessoas podem auxiliar na busca por um país mais justo e honesto. Com mediação do procurador da República Daniel de Resende Salgado, a live teve participação da também procuradora Jerusa Viecili, graduada em direito, especialista em processo civil, membro do Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul e ex-integrante da força-tarefa da operação Lava-Jato em Curitiba.
Ao lado de Jerusa, esteve o jornalista Jamil Chade, correspondente na Europa há duas décadas e integrante de uma rede de especialistas no combate à corrupção da entidade Transparência Internacional. Jamil Chade foi presidente da Associação da Imprensa Estrangeira na Suíça e contribui regularmente com veículos internacionais como BBC, CNN, CCTV, Al Jazeera, France24 e La Sexta, entre outros.
A segunda live teve como tema a prevenção e a repressão à corrupção. Foram convidados o procurador da República Marcio Schusterschitz e a procuradora regional da República Silvana Batini, doutora e mestre em direito constitucional e professora de direito penal e eleitoral. A mediação será do procurador regional da República Ronaldo Pinheiro de Queiroz.
A ANPR, em parceria com os autores, sorteará um exemplar do livro Corrupção: Aspectos sociológicos, criminológicos e jurídicos, da Editora Juspodvm, para aqueles que estiverem assistindo. Para participar é preciso assistir aos três eventos e comentar durante a transmissão no chat do Youtube.
A obra em questão conta com 28 autores e foi coordenada pelos mediadores das três lives. Todos os participantes das lives contribuiram para o livro, que possui diversos artigos atualizados sobre o tema. Saiba mais neste link.
Serviço
ANPR Debate: A sociedade no enfrentamento à corrupção Data: 10 de agosto (segunda-feira), às 10h
ANPR Debate: Prevenção e repressão à corrupção Data: 11 de agosto (terça-feira), às 10h
ANPR Debate: O cenário internacional e a corrupção
Data: 12 de agosto (quarta-feira), às 10h
Onde: TV ANPR