A TV da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) discutirá, na quarta-feira (22), os meios de aumentar a participação das mulheres na política. A live começa às 19h.
Apesar do aumento de representatividade das mulheres no Congresso nas últimas eleições, o Brasil ainda tem índice muito baixo de participação feminina na política. Na atual composição de Câmara e Senado, por exemplo, são apenas 15%.
Participará do encontro Catarina Gazele, membro do MP-ES, coordenadora do núcleo de proteção aos direitos humanos. Catarina é professora da Ufes, autora do livro Estatuto da Mulher Casada: um marco histórico feminino no Brasil e presidente da Comissão Espirito Santo da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica.
Outra convidada é a bacharel em Comunicação Social, gestora de projetos sociais e coordenadora de projetos da Associação Visibilidade Feminina, Monica de Cássia. Também participa Polianna Santos, mestre em direitos políticos, assessora no Tribunal Superior Eleitoral e presidente da Associação Visiblidade Feminina.
A live ainda conta com a procuradora regional da República e procuradora regional eleitoral no Rio de Janeiro, Silvana Batini, que é doutora e mestre em direito constitucional e professora de direito penal e eleitoral.
Único homem participante, Rodrigo Tenório é procurador da República, mestre pela Harvard Law School, autor das obras “Direito eleitoral” (Método, 2014), “A ineficiência gerada pela tradição inquisitorial: estudos dos sistemas brasileiro, americano e italiano” (Juruá, 2011) e "Regime de previdência: é hora de migrar" (2a ed, Amazon, 2020). Tenório também é coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção na Procuradoria da República do Estado de Pernambuco, editor do blog Eleitoral em Debate.
A mediação é da procuradora da República Cibele Benevides. As perguntas podem ser envidas pelo chat durante a transmissão.
Serviço:
ANPR Debate - A participação da mulher na política: cotas, financiamento e visibilidade
Data: 22 de julho (quarta-feira)
Horário: 19h
Onde: TV ANPR