Notícias

Ubiratan Cazetta aponta desafios do MP na crise climática

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Ubiratan Cazetta, participou, nesta terça-feira (14), do encontro virtual “Diálogos pelo Clima”, momento em que tratou da missão e dos desafios do Ministério Público Federal (MPF) diante dos problemas ocasionados pelas mudanças climáticas.

O procurador ressaltou que qualquer ação precisa levar em consideração que o Brasil é um país continental, rico em biodiversidade, porém marcado pela desigualdade. Para Ubiratan Cazetta, o Ministério Público e o sistema de Justiça, como um todo, diante da temática, precisam se renovar e adotar um olhar não somente repressivo.

“Um sistema exclusivamente de comando e controle e repressivo, não darão respostas. Se investirmos apenas na ideia de fiscalização como meio mais eficaz estaremos já perdendo a batalha. E se se esse sistema não é capaz precisamos entender onde estão as respostas. Precisamos sair do olhar repressivo para o propositivo, que é muito mais eficaz”, avaliou.

Especificamente sobre o papel dos membros do MPF, o presidente destacou a importância de atualização constante sobre a temática e de um trabalho integrado.

“Não podemos pensar em qualquer atividade do MP sobre esse assunto que não traga os membros da instituição para o processo constante de qualificação de conceitos, de acesso às pesquisas, às inovações científicas. O conhecimento e o diálogo com outras linhas de conhecimento de pesquisa é essencial”, opinou.

Participaram também do evento Rosa Lemos de Sá, que é secretária-geral do Funbio e Ph.D em Conservação da Natureza pela Universidade da Flórida (EUA) e Nabil Kadri, que é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e chefe do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Esse foi o primeiro de uma série de encontros virtuais a serem realizados até novembro pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). O objetivo é reunir profissionais de áreas distintas com atuação no meio ambiente para externar opiniões sobre a problemática e apresentar propostas de soluções.

logo-anpr