Desde que as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em cidadãos britânicos, no final de 2020, brasileiros se perguntam quando chegará sua vez de se proteger contra a pandemia que já matou mais de 2 milhões de pessoas no mundo e mais de 225 mil no Brasil.
Mesmo após a aprovação do uso emergencial da Coronavac e da vacina Oxford/Astrazeneca pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são inúmeros os desafios que envolvem a imunização da população de um país continental como o Brasil. Da disponibilidade e produção dos imunizantes, passando pela logística de distribuição, até o combate à desinformação e a fiscalização dos desvios e “fura-filas” de grupos prioritários.
Para discutir esses temas imprescindíveis para os brasileiros, os Ministérios Públicos Federal (MPF), do Trabalho (MPT) e do Estado de São Paulo (MP/SP) promovem, no próximo dia 9 de fevereiro, às 10h, o webinar “Desafios para a Vacinação no Brasil”.
O evento contará com a participação do gerente geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa Gustavo Mendes Lima, da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Maria Pretti Dalcomo e do gerente de pesquisa e desenvolvimento clínico do Instituto Butantan Ricardo Palacios.
A mediação será realizada pela Procuradora da República Ana Letíca Absy e pelo Promotor de Justiça Eduardo Tostes, que é assessor da área de Saúde Pública do Centro de Apoio Operacional Cível e Coordenador do Comitê Temático da Saúde do MPSP.
O evento é aberto ao público em geral e será transmitido pelo canal da Escola Superior do MPSP no Youtube. Quem quiser receber certificado, deve se inscrever no site da escola até 8 de fevereiro.
*com informações do MPSP