A noite desta quarta-feira (4) foi de reconhecimento e valorização às iniciativas que contribuem para o sistema de Justiça e para o país. A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) divulgou os vencedores do X Prêmio República, em solenidade realizada em Brasília (DF).
O evento, que deu visibilidade aos projetos de autoria de membros do Ministério Público Federal, de profissionais da imprensa e da sociedade civil organizada, reuniu a diretoria, delegados e associados da entidade, além de presidentes de outras associações e autoridades dos três Poderes.
Ao falar sobre a iniciativa da associação em premiar as boas práticas, o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, ressaltou ser uma maneira de cada um repensar seu papel como profissional e cidadão.
"O prêmio precisa ser visto como um ponto de reflexão das boas práticas. É um momento para olharmos para o nosso trabalho, verificarmos onde inovamos e como podemos melhorar. Como podemos buscar um futuro melhor, um futuro com menos desigualdades", enfatizou.
Este ano, o X Prêmio República da ANPR foi dividido em seis categorias: Promoção de Direitos Fundamentais; Combate ao Crime e Outros Ilícitos; Jornalismo (Escrito e Audiovisual); Responsabilidade Social; Prêmio da Sociedade, conferido por voto popular e o Prêmio Honorário, concedido pela diretoria da ANPR a membros aposentados do MPF que contribuíram para o fortalecimento da instituição.
Confira os ganhadores:
Promoção de Direitos Fundamentais
1º lugar: Atuação no Combate ao Desmatamento e ao Garimpo Ilegal na Região do Tapajós e na Ddefsa dos DIreitos do Povo Munduruku
2º lugar: Caso Volkswagen - Contribuição com os órgãos da repressão política
3º lugar: Atuação do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 do MPF/PB
Menção Honrosa: Ação Civil Pública Misoginia
Combate ao Crime e outros Ilícitos
1º lugar: Operação Lobos
2º lugar: Operação Kryptos
3º lugar: Aprimoramento da Auditabilidade dos Gastos em Saúde realizados por entidades do Terceiro Setor no Estado de Pernambuco em Tempos de Pandemia
Menção Honrosa: Portal e-evidence - Portal de Provas Eletrônicas
Responsabilidade Social
1º lugar: SOS Fala Mulher
2º lugar: Assistência Técnica Solidária
3º lugar: Como Anda meu Ônibus
Menção Honrosa: Mãos Sensíveis e Ouvidos Atentos: Deficientes Visuais Trilham Caminho da Massoterapia em Manaus
Jornalismo
Escrito
1º lugar: Um Quarto no Jacarezinho: Chacina deixou marcas nas crianças da favela (Metrópoles)
2º lugar: O Brasil que passa fome (Metrópoles)
3º lugar: Maceió está afundando (Metrópoles)
4º lugar: Série de reportagens sobre armamento no Brasil (SBT News)
Menção Honrosa: GSI libera garimpo em áreas preservadas da Amazônia (Folha de S. Paulo)
Audiovisual
1º lugar: Escuridão na Floresta/Sertão Medieval (Record TV)
2º lugar: Dossiê Carajás - Corrupção e Descaso (Record TV)
3º lugar: Invisíveis da Silva (Rádio Senado)
Menção Honrosa: Caso João Alberto: Da Morte de um Homem Negro às Iniciativas de Combate à Discriminação Racial (Rádio Gaúcha)
Prêmio Sociedade
Vencedor: Aprimoramento da Auditabilidae dos Gastos em Saúde realizados por entidades do Terceio Setor no Estado de Pernambuco em Tempos de Pandemia
Prêmio Honorário
Foram homenageadas as subprocuradoras-geral da República aposentadas, Sandra Cureau e Deborah Duprah.
O Prêmio República foi criado em 2013. Desde a primeira edição já entregou cerca de 300 troféus a mais de 800 iniciativas inscritas.
Confira a íntegra da cerimônia: