Em 2022, um dos finalistas do X Prêmio República – iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) voltada a valorizar projetos de aprimoramento do sistema de Justiça, foi o jornalista Eduardo de Matos Silva da Rádio Gaúcha. Ele concorreu na categoria Jornalismo – Audiovisual com a reportagem “Caso João Alberto: Da Morte de um Homem Negro às Iniciativas de Combate à Discriminação Racial”.
Assista ao vídeo em que o profissional relata a importância de ter participado do concurso.
https://www.youtube.com/watch?v=R0OrH7h1lD4
O XI Prêmio República da ANPR tem as seguintes categorias:
I – Promoção de direitos;
II – Combate ao crime e a outros ilícitos;
III – Prêmio da sociedade;
IV – Responsabilidade Social;
V – Jornalismo.
As três primeiras são exclusivas para membros do Ministério Público Federal (MPF) e as demais - Responsabilidade Social e Jornalismo (escrita e audiovisual), são abertas à sociedade e aos profissionais da área de comunicação, respectivamente.
Há ainda o Prêmio Homenagem a Ela, que valoriza iniciativas voltadas ao enfrentamento da desigualdade de gênero.
A edição de 2023 contará com mais dois prêmios: o Prêmio Honorário, destinado a homenagear Procuradores e Procuradoras da República aposentados que prestaram relevantes serviços à instituição (nome a ser escolhido pela diretoria da ANPR) e o Prêmio da Sociedade, concedido por voto popular entre os finalistas das categorias “Promoção de direitos fundamentais” e “Combate ao Crime e a outros ilícitos”.
A Comissão Julgadora avaliará os seguintes critérios para escolher os finalistas: inovação, eficiência, criatividade e potencial de multiplicação. A cerimônia de premiação está prevista para o mês de abril.
Serviço:
XI Prêmio República
Inscrições até 17/02
Acesse: https://www.anpr.org.br/premiorepublica