Serão encerradas, nesta sexta-feira (17), as inscrições para o XI Prêmio República. Não haverá prorrogação do prazo!
A premiação, criada em 2013, é uma iniciativa da ANPR e tem o objetivo de identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias com a sociedade.
A edição de 2023 conta com as seguintes categorias:
I – Promoção de direitos;
II – Combate ao crime e a outros ilícitos;
III – Responsabilidade Social;
IV – Jornalismo.
As duas primeiras categorias são exclusivas de membros do Ministério Público Federal (MPF) e as demais - Responsabilidade Social e Jornalismo (escrita e audiovisual), abertas à sociedade e aos profissionais da área de comunicação, respectivamente.
A ANPR, neste ano, traz a novidade: o Prêmio Homenagem a Ela, que valoriza as iniciativas de enfrentamento à desigualdade de gênero. A categoria recebeu o nome da subprocuradora-geral da República aposentada, Ela Wiecko, que se tornou uma defensora da igualdade entre homens e mulheres no âmbito do Ministério Público Federal (MPF) e da sociedade.
Além disso, assim como em 2022, a edição de 2023 contará com mais dois prêmios: o Prêmio Honorário, destinado a homenagear Procuradores e Procuradoras da República que já estejam aposentados e que prestaram grandes serviços à instituição (a definição do(s) premiado(s) será feita pela diretoria da ANPR) e o Prêmio da Sociedade, concedido por voto popular entre os finalistas das categorias “Promoção de direitos fundamentais” e “Combate ao Crime e a outros ilícitos”.
Em fevereiro, a Comissão Julgadora analisará os projetos inscritos e, no mês seguinte, realizará o julgamento. Os critérios a serem considerados para designar os finalistas serão: inovação, eficiência, criatividade e potencial de multiplicação.
A cerimônia de premiação está prevista para o mês de abril.
Serviço:
XI Prêmio República
Inscrições: até 17/02/2023