O Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal é uma iniciativa da ANPR e tem o objetivo de identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF, além de estimular parcerias com a sociedade.

A premiação foi criada em 2013, reconhecendo atuações de destaque de membros do MPF. Há seis anos, passou a premiar iniciativas da sociedade civil e, em 2015, foi instituído o mérito aos profissionais da imprensa brasileira. Três anos depois, criou a categoria Advocacia de direitos coletivos.

Na oitava edição, o Prêmio República lançou a categoria Práticas Inovadoras, com o intuito de premiar iniciativas da sociedade civil que contribuam para a sociedade em temas específicos, modificados a cada ano. Em 2021, o prêmio irá para a ações de combate ao racismo, discriminação, preconceito e que promovam a inclusão racial e a valorização da diversidade, por meio de ações concretas.

Em oito edições já foram distribuídos mais de 213 troféus entre as mais de 651 iniciativas inscritas, em diversas categorias. Nesta 9a edição, o Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal mantém a missão de integrar os três principais elementos da luta pela cidadania e pelos direitos humanos: procuradoras e procuradores da República, jornalistas e sociedade civil.

 


Imprimir   Email