"Morto pela Causa" é uma iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e da Fundação Pedro Jorge, com produção da Trovão Mídia. O podcast conta a história do procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, e foi lançado nas principais plataformas de streaming em dezembro de 2021. Ao longo de seis episódios narrativos, a série aborda o trabalho de Pedro Jorge à frente do Escândalo da Mandioca, as circunstâncias do seu assassinato, há quase 40 anos, e os reflexos do crime para o país e o Ministério Público Federal (MPF).
O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, entre outros.
Para retratar a história, foram entrevistados diversos protagonistas da época, membros do MPF, além de familiares e pessoas próximas a Pedro Jorge. "Nosso objetivo com o podcast é levar ao conhecimento do público a história de um personagem que simboliza, para o Ministério Público Federal, a dedicação à causa de servir à sociedade, ao interesse público, além do compromisso com um país democrático e justo", diz o presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta.
"Morto pela causa" tem narração do jornalista Tonico Ferreira, responsável por cobrir o crime contra Pedro Jorge pela TV Globo, à época. O roteiro é de Raíssa Ebrahim e a edição, mixagem e música-tema são de Victor Oliveira. O podcast também contou com a colaboração do Ministério Público Federal na 5ª Região, que disponibilizou trechos do documentário "Pedro Jorge: uma vida pela Justiça".